terça-feira, 13 de maio de 2025

OS SONS E SEUS REFLEXOS COGNITIVOS (Hélio Cervelin)






 




Autor: Hélio Cervelin


Muitas palavras, ao caírem em nossos ouvidos, nos trazem de imediato uma imagem que geralmente não corresponde ao seu significado trazido pelos dicionários. Desta forma, propomos a análise de algumas palavras específicas, para podermos verificar a impressão que o som de cada uma dela pode nos causar.

 A palavra "falácia", por exemplo, à primeira audição, pode nos remeter a um "derrame" de palavras, como uma cachoeira jorrando sobre os seus ouvintes. Dá para imaginar uma sopa de letras viajando no ar, fazendo um zum-zum.

Já, "hermeneuta" traz à minha mente uma imagem de um homem magro, alto, de olhos claros, com um capacete metálico e alado na cabeça; uma espécie de "deus de alguma coisa".

E que imagem nos traria a palavra "traquinagem"? Ela me faz ouvir um barulho seco (trac, trac, trac!) como que de varetas de madeira chocando-se umas com as outras.

E a palavra "plúmbeo", a que percepção pode nos remeter? Para mim lembra algo sólido, pesado e redondo, caindo em água profunda, provocando um barulho na superfície no momento da queda, esguichando respingos para o alto ao redor do vão provocado pelo deslocamento da água.

E por último, a palavra "defenestração", o que pode nos lembrar? Algo ou alguém sendo empurrado para fora de casa através de uma janela com barras horizontais, obrigando-se a dividir-se em partes no ato da saída.

 O dicionário (*) consultado, por sua vez, indica as seguintes definições:

- Falácia: "discurso falso que se passa por verdadeiro; engano.";

- Hermeneuta = "Pessoa que se especializou na leitura e na interpretação de livros sagrados e antigos, geralmente de teor religioso ou filosófico; quem se especializou em hermenêutica.";

- Traquinagem: o mesmo que "traquinada", ou seja, "Ação de traquinas, travessura de criança.";

- Plúmbeo: "de chumbo"; "cor de chumbo.";

- Defenestração: "Ato ou efeito de atirar algo, ou alguém pela janela, ou de uma varanda".

Aí estão, portanto, as curiosidades causadas pelas diferentes sensações que as palavras podem provocar, bem como os seus significados consagrados pela literatura.

 

(*) https://www.dicio.com.br/defenestracao/

 

 

 

 

Um comentário: