terça-feira, 30 de maio de 2023

UMA LINDA MULHER (Alê) Hélio Cervelin, 29 Mai 2023

 










Autor: Hélio Cervelin


Alê, Alê, Alê!
O que faço pra te ver?
Eu preciso de você
Pra ser o meu bem querer

Alê, Alê, Alê!
Eu preciso preciso de você
Pra parar de sofrer
Pelo amor de uma mulher

Alê, Alê, Alê!
Que parece não querer
Que eu me envolva com você
Por quê?

Alê, Alê, Alê!
Você tem medo de sofrer
Porque muito já amou
Alguém que não mereceu você?

Alê, Alê, Alê!
Você é uma fonte de ternura
É um poço de doçura
Quero ser feliz com você!
Alê!

sábado, 27 de maio de 2023

PAPAI, PARA QUE SABER SUA HISTÓRIA? Hélio Cervelin, (02 Jun 2020)

 



 






Autor: Hélio Cervelin

Queridas filhas,

Nossa relação paterno-filial já ultrapassou os trinta anos para a caçula, beirando os quarenta anos para as duas que nasceram antes. E essa constatação me leva a imaginar ou perguntar o quanto vocês conhecem ou desconhecem sobre seu próprio pai. A impressão que tenho é a de que me conhecem muito pouco ou quase nada.

Quase septuagenário, posso afirmar que já vivi muitíssimas e variadas situações ao longo do tempo, e tenho muitas histórias para contar para quem estiver disposto a me ouvir. Nesses quase quarenta anos, tenho a impressão de que vocês sempre se "bastaram" e nunca sentiram a necessidade de conhecer melhor o seu agora "velho" pai: sua infância, suas dores e angústias, erros e acertos, desafios enfrentados e superados, e derrotas sofridas e atuais preocupações.

Diante da loucura frenética do mundo moderno, as pessoas, de um modo geral, aí incluídos pais e filhos, quase nunca têm tempo para melhor se conhecerem. Antes era a "bendita" TV que nos tomava toda a atenção. Depois, vieram outros instrumentos de alienação e lazer, até chegarmos ao poderoso smartphone, com seus torpedos, Whatsapp, Instagram, Facebook e os infindáveis games, além de dezenas de outros entretenimentos, suficientes para eliminar de vez o diálogo familiar. Assim, neste mundo de desvarios, as atenções e interesses dos jovens estão voltados, exclusiva e preferencialmente para suas "tribos", para o tênis da melhor marca, as roupas da moda, as publicações diárias no Instagram, a última live, as baladas regadas a energéticos misturados ao álcool, completadas com sexo, drogas e noitadas sem dormir, trocando a noite pelo dia e o dia pela noite.

Mas, e o futuro? Quem está pensando no futuro?

Vocês não sabem - e provavelmente não têm interesse em lembrar ou ficar sabendo - que seu pai fez parte da geração de 1968, em que a juventude saiu, literalmente, às ruas para protestar contra a ditadura militar, em manifestos por mais liberdade, exigindo a volta para casa dos jovens presos e torturados e dos líderes políticos desaparecidos, e pedindo o fim do regime de arbítrio na sociedade brasileira, correndo todos os riscos que essa luta oferecia.

Vocês também não sabem que, restauradas parcialmente essas liberdades democráticas após 21 anos de silêncio, e após a perda de amigos, professores e outras personalidades, no início da década de 1980, seu pai e sua geração ainda tiveram que sair às ruas para exigir a restauração das eleições diretas para Presidente da República, intento só concretizado cinco anos depois, nas eleições de 1989, ainda com um pleito viciado pelo poder da mídia, com ranços da ditadura e da censura, desacostumada das relações éticas e democráticas.

Não devem se lembrar, pois eram crianças na época, que a geração de seus pais, ajudada pelos jovens de então, se rebelou contra os desmandos do primeiro presidente eleito por eleições diretas após a ditadura, Fernando Collor de Mello, o qual fez por merecer o seu impedimento (impeachment), em 1992, após muitas manifestações nas ruas pelos chamados "Caras Pintadas", clamando por sua destituição.

Não devem ter consciência também de que a luta política pela conquista e manutenção da cidadania, da democracia e das liberdades exige insistente vigilância e diuturna organização dos cidadãos, por meio das entidades políticas e sociais, especialmente os sindicatos, a ponto de, em nosso país - após mais de uma década de paz social - o monstro do fascismo ressurgiu, em 2013, para derrubar uma presidenta da república eleita democraticamente, e sem nenhum crime comprovado. Vale lembrar que seu vice e sucessor, o golpista e traidor Michel Temer, também foi processado (por crimes comprovados), livrando-se do impeachment por duas vezes, em 2017, precisando, para isso, "comprar" parte dos congressistas do grupo chamado de Centrão, acostumado a fazer "qualquer negócio", como receber benesses financeiras e cargos públicos distribuídos a seus membros.

Já em 2014, havia surgido uma operação policial denominada Lava Jato (sic), liderada por um  juiz de primeira instância e pouco afeito aos estudos da língua portuguesa, treinado nos EUA, o qual, agindo seletivamente também como investigador do Ministério Público, implantou o terror do "denuncismo" a qualquer preço e bem remunerado no país, mandando encarcerar um grande número de membros do Partido dos Trabalhadores (PT),  prendendo também, sem crime comprovado, o seu líder máximo e presidente do país por oito anos consecutivos, Luiz Inácio Lula da Silva, e deixando livres diversos expoentes de outros partidos, apesar dos vários indícios de crimes não investigados, a exemplo do ex-presidente FHC, este por ser "nosso aliado".

Vocês ignoram que o seu pai, já cansado das lutas, precisou voltar à batalha, agora, a partir do governo golpista de Temer, e continuado na eleição de Bolsonaro em 2018, para tentar impedir o retorno dos dias sombrios do passado, retorno este consubstanciado na perseguição às minorias, na anulação dos Direitos Humanos e na entrega a países estrangeiros dos bens pertencentes ao povo brasileiro. Em seu projeto de privatização estavam desde o petróleo do subsolo e suas refinarias, passando por tecnologias da aeronáutica e da indústria da construção civil, e pelo desmonte de estatais e das empresas privadas nacionais mais importantes. Tudo isso praticamente concretizado com a anuência dos demais poderes da República, sob o olhar perplexo da sociedade civil.

Vocês ainda não tomaram consciência de que, a continuar esta situação, muito em breve nosso país terá desnacionalizado todas as suas riquezas, e nosso povo será despojado dos seus poucos bens e transformado em escravo das transnacionais, tornando-se uma simples colônia rural, dependente das tecnologias estrangeiras, e pagando caro por elas. Sem contar que, no ritmo em que as tecnologias estão evoluindo, muito em breve as máquinas altamente tecnológicas estarão realizando todas (ou quase todas) as tarefas que os humanos desempenham até aqui.

Não bastassem todos os problemas relatados, a sociedade brasileira está contaminada por um movimento político de extrema-direita, liderado pelo presidente Bolsonaro, que impõe uma onda de nazi-fascismo, a qual abala nossas instituições, espalha mentiras, estabelece um "Estado Policial", pondo em risco as liberdades e pretendendo enterrar de vez nossa democracia.

Nossa economia, por sua vez, afunda mais a cada dia. E para agravar a situação, estamos sendo invadidos por uma pandemia de proporções planetárias, a COVID 19, que já dizimou mais de cem mil vidas humanas só nos Estados Unidos, mais de trinta mil aqui em nosso país, sem falar da Europa e das demais regiões do planeta. Enquanto isso, nosso Presidente da República quase nada faz para minimizar o grave problema, chegando a chamar essa tragédia de "gripezinha" que não precisa de maiores cuidados. Já demitiu dois ministros da saúde, e no momento atua com um nome interino, que nem da área é, pois se trata de um militar de alta patente.

Por isso, minhas filhas, ouçam o que o seu pai tem a dizer. Não são apenas histórias políticas que tenho para contar. Minha família é numerosa, de imigrantes, que têm muitas histórias que valem ser ouvidas. Conheçam um pouco sobre seus antepassados e tentem aprender com suas vivências de sofrimentos, de lutas e superação. Ouçam os conselhos dos que chegaram antes. Eles são vivência pura, uma experiência ávida por trocar de mãos, de pensamento e de coração. E não sabemos quanto tempo ainda teremos para isso.

 

sexta-feira, 26 de maio de 2023

HOMENAGEAR OS VIVOS Hélio Cervelin, (25 maio 2023)

 



 






Autor: Hélio Cervelin

Chegou às minhas mãos por meio de amigos uma revelação que sempre me passara despercebida: a canção de ELTON JOHN Funeral for a friend (Love lies bleeding), devidamente legendada em português, abordando um tema estarrecedor: o ser humano se derrete em homenagens aos amigos ou ídolos, desde que estejam mortos!

 

Traduzido como Funeral para um amigo (o amor está sangrando), o título da bela canção vai discorrendo sobre o hábito que temos de levar flores  para os  mortos, mas que quando estes estão vivos ninguém se lembra deles, nem ao menos de chamá-los para uma boa conversa.  “Não liga, não abraça, não se importa com os vivos, mas se auto-flagela quando estes morrem”, afirma. Conclui que, “aos olhos cegos dos humanos o valor do ser está na sua morte e não na sua vida”.

 

Triste e  verdadeira constatação!

 

Precisamos conviver mais, estimular mais, elogiar mais os acertos e as vitórias de nossos familiares e amigos; ver periodicamente como estão, se estão bem, se necessitam de ajuda, de uma palavra amiga, do conforto de um abraço, amparando-os em seus percalços e desatinos. Afinal, somos todos viajantes do Universo, cumprindo missões que pouquíssimos de nós têm a noção exata de qual seja essa missão.

 

A vida nos tem demonstrado que os filhos serão sempre filhos, não importa sua idade, maioridade ou autonomia. Há uma ligação que não se rompe jamais, especialmente quando eles nos presenteiam com os tão festejados netos, que representam mais um elo de nossa descendência.

 

“Ninguém é uma ilha”  costuma-se dizer, indicando que todos temos necessidades que nos interligam aos outros em sociedade, que somos parceiros de viagem, que precisamos intercambiar experiências e conhecimentos que temos, beneficiando quem ainda não adquiriu a habilidade suficiente para considerar-se totalmente autossuficiente.

 

Mudar nossas atitudes para que não precisemos citar o  poeta argentino Jorge Luís Borges, que nos ensina:


Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria mais tolo ainda do que tenho sido; na verdade, bem poucas pessoas levariam a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida. Claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos - não percas o agora. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um paraquedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve. Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo. 


https://www.youtube.com/watch?v=WfnCBhvGAaM


 

 

quinta-feira, 25 de maio de 2023

O AMOR (Versículos de 1 Coríntios 13 do livro de 1 Coríntios da Bíblia.)

 Versículos de 1 Coríntios 13 do livro de 1 Coríntios da Bíblia.

O amor

1Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

3Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

4O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

9Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido.

13Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

domingo, 21 de maio de 2023

O GOSTO DA TANGERINA (LILI) (Hélio Cervelin, agosto 2007)

 


 

 

 





Autor: Hélio Cervelin


Beijar teus lábios

É transcender ao infinito

É voar pelo espaço

No passeio mais bonito

 

Sentir tua boca

No calor da minha boca

É sentir a paixão louca

E o calor do teu amor

 

O teu perfume

Que revela tua doçura

Parece a seiva mais pura

Do mais belo dos jardins

 

Beijar teus lábios

De ternura de menina

É sugar o puro doce

Da mais doce tangerina

 

Coração bate

Trepidando, em frenesi

Nem sei se sobrevivi

A toda essa loucura

 

 

 

quarta-feira, 17 de maio de 2023

CARTAS DE DAMASCO (III) CARTA PARA SANDRA Hélio Cervelin (26 Out 2017)

 









Autor: Hélio Cervelin

Querida Sandra,

Como é bom ter você na minha vida! Você deve ser o anjo que eu sempre esperei, que sempre rezei para que surgisse e me resgatasse das condições em que me encontro. Sim, tinha que ser uma soldado valente, corajosa, destemida, bela, inteligente, sensível, humana! Esse anjo é você, meu amor. Será que minhas preces foram ouvidas?

Ainda é cedo para sabermos como as coisas acontecerão conosco. Só lhe peço que você também tenha cuidado com o meu delicado coração, que muito já sofreu e que até hoje não encontrou a felicidade no amor dedicado de uma linda mulher. Algumas pessoas parecem ter o direito de ser felizes, outras não! Mas essa felicidade precisa ser buscada até ser encontrada.

Só o fato de conhecer você, fez a minha vida se transformar. Você me trouxe um novo ânimo, um novo alento. Agora tenho alguém em quem pensar, alguém a quem dedicar os meus melhores pensamentos de afeto, carinho, amor. Só isso já está fazendo a minha vida valer a pena.

Mas peço que você não tenha muita pressa, para que o nosso relacionamento se construa e se consolide aos poucos, com muita firmeza e passos fortes até chegarmos à conclusão (não sei como será) de que nosso amor não tem mais volta, com a certeza de que se instalou para sempre em nossos corações. Você sabe que neste momento ainda tenho laços que me prendem e preciso ter muita cautela em relação a isso.

Eu sempre estive ciente de que minha vida deveria mudar algum dia. E, tal qual você, eu também tenho medo de sofrer por motivos de enganos que possam gerar frustração. O meu coração está fechado em uma caixa dourada, e tem medo de abrir-se novamente e sofrer mais alguma decepção. No entanto, eu sinto que você é sincera, que você é um anjo. E eu acredito em anjos.

Estou disposto a tudo para ter um grande amor, mas não posso correr muitos riscos. Muita coisa ainda precisa acontecer para que eu, finalmente, possa dizer: "Eu vou! Eu sei que é isso o que eu quero"! Por isso entrego tudo nas mãos de Deus, para que ele possa inspirar nossos atos.

Também não quero construir a minha felicidade sobre o sofrimento de alguém. Assim, caminhando devagar, o Cósmico deve nos orientar para que tomemos a decisão certa na hora certa. Estou orando diariamente pela tua segurança e pela felicidade de nós dois.

Quero que você esteja muito consciente de que somos pessoas quase desconhecidas uma da outra, de idades diferentes, de países e culturas diferentes, de compromissos atuais diferentes. Será que está mesmo escrito nas estrelas que o nosso amor deve vencer essas barreiras?

Quero continuar a ser aquela pessoa na qual você pensa todos os dias e noites, pois eu também penso em você dia e noite. Fico imaginando se está correndo perigo, se está triste, se está cuidando da própria saúde, se está se alimentando bem, se está sofrendo o ataque de algum inimigo.

Ainda estou perplexo pelo fato de ter sido escolhido por você entre tantos homens que existem nos Estados Unidos, no Iraque, no mundo afora com os quais você poderia ter feito contato e se interessado por eles. Será que existe mesmo o destino? Será que existe mesmo a Alma Gêmea?

Se um dia ficarmos juntos, nos amando, nos querendo, nos desejando, quero merecer o seu amor vinte e quatro horas por dia, e transformá-la na minha rainha. Você será só minha e eu serei somente seu. Quero fazer tudo para merecer amor e o respeito que você irá me dedicar.

Eu poderia ficar aqui escrevendo o dia inteiro, falando em você, elogiando você, mas preciso encerrar esta mensagem. Depois irei esperar com ansiedade a sua resposta na sua próxima mensagem.

Quero deixar um beijo ardente em seus lindos lábios...

Do seu amor

Helio

PS.: Você sabia que eu amo beijar? Que sinto falta disso? Que se dependesse de mim eu passaria o dia inteiro beijando o meu amor?


domingo, 7 de maio de 2023

CARTAS DE DAMASCO Hélio Cervelin, (17 Nov. 2017)

 










Autor: Hélio Cervelin


Querida Sandra, minha princesa!


É sempre agradável e gratificante receber uma mensagem sua. Mensagens que falam de respeito, carinho e amor. Mensagens plenas de promessas, projetos, ideais e muita esperança.


De fato, eu estou atordoado, pois existem coisas que - embora sempre esperemos que aconteçam - quando elas surgem nos deixam estupefatos, perplexos. É o nosso caso, o teu aparecimento em minha vida, neste momento! Não posso negar que todos nós, seres humanos, temos sonhos, ansiamos pela felicidade, imaginamos a presença de um príncipe encantado ou de uma princesa doce e maravilhosa em nossas vidas, para completar nossas existências. No meu caso, já imaginei mais de uma vez uma linda princesa, em trajes militares, fortemente armada, mas com um olhar doce e um lindo sorriso, vindo em minha direção e dizendo palavras, tais como: - Você vem comigo! E vai ser meu para sempre, para ser amado e cuidado por mim! Será você essa linda princesa?


Posso até afirmar que após o meu casamento, apenas alguns anos depois, cheguei à conclusão de que não era feliz. Contudo, quando comecei a raciocinar sobre o que representaria uma separação, quando comecei a pensar nas crianças, menores e dependentes de carinho e proteção, acometeu-me aquela preocupação com elas, a ponto de não ter coragem de deixá-las desamparadas (sem a presença do pai). Separar-se dessas pequenas criaturas, como tudo o que se ama, só se o faz com muito remorso. E assim, o tempo foi passando, e o meu casamento já está para completar quatro décadas. A questão financeira também é um componente que pesas na separação dos casais.


É maravilhoso imaginar poder usufruir de uma segunda chance para ser feliz, mas, ao mesmo tempo, todo e qualquer passo dessa magnitude traz consigo muita preocupação para tomar as atitudes corretas que possam nos levar ao encontro da felicidade. Por isso, todos os nossos passos devem ser bem planejados em nosso relacionamento. Precisamos nos conhecer melhor, saber das nossas personalidades, da maneira como encaramos nossas vidas, e dar um longo tempo ao tempo para isso. Evitar tomar atitudes precipitadas para termos certeza dos nossos sentimentos e muita clareza dos passos a serem dados daqui pra frente.


É maravilhoso sentir-se amado e desejado. Também é maravilhoso perceber que estou lhe fazendo companhia em sua árdua missão. E todos os dias invoco a proteção divina para que nos proteja sem cessar, que olhe pela nossa felicidade, pois somos pessoas do bem e merecemos ser felizes. Todos os dias oro pela sua segurança e realização e quando nos comunicamos sinto que somos cúmplices misteriosos na busca dessa felicidade.


Que Deus nos proteja a todo o momento e que prepare um caminho de paz, alegria e muito amor para nós.


Com muito amor e carinho para a minha princesa!


Beijos


segunda-feira, 1 de maio de 2023

AMOR, SEPARAÇÃO E SAUDADE (Hélio Cervelin, 30 abr. 2023)



 







Autor: Hélio Cervelin


Nossa convivência durou apenas quatro meses

Mas aprendemos a nos conhecer melhor

Parece pouco tempo, mas foi o suficiente

Para você aprender a engatinhar, ficar de pé, caminhar

E, agora, correr alegremente pela casa

 

Agora você vai me deixar e sair pelo mundo

E eu vou ficar sozinho, com o coração apertado de saudade

Nossos dias foram felizes, eu e você e todos ao nosso redor

Nos conhecemos melhor, nos amamos mais e mais

 

Por que você tem que partir agora?

Por que as pessoas precisam se separar?

Quem foi que criou o sentimento da saudade?

 

Só me resta desejar a você uma Boa Viagem!

Quem sabe um dia você retorna para mim

mais maduro, mais crescido, mais comunicativo

Pois está aprendendo a falar agora

 

Vou esperar e rezar por você

Para que faça uma boa viagem

E tenha um breve retorno

 

E possamos te abraçar novamente e te beijar com carinho

E conviver contigo por mais um período

Que encha de alegria nossas mentes

 

Deus te abençoe, Miguel

Mais um neto que alegra o meu coração