terça-feira, 5 de dezembro de 2017

FLORIANÓPOLIS, ou Canção Praieira #4. (Laércio de Melo Duarte)



Compilação de LAÉRCIO DE MELO DUARTE

Eu considero esta canção como o verdadeiro hino de Florianópolis, embora a marcha rancho de Zininho também seja magnífica, mas não tem o mesmo brilho sereno nem a mesma aura de encantamento.
CANÇÃO PRAIEIRA #4 foi escrita por dois legítimos representantes da cultura que já se fez um dia na hoje denominada Ilha da Magia.
  • Professor Osvaldo Ferreira de Melo (1929-2011), catedrático e doutor em Direito, poeta e compositor musical nas horas vagas. Publicou dois álbuns contendo canções com letra e música de sua autoria, harmonizadas para canto coral e canto solo. Integrou a Orquestra Sinfônica de SC, a Associação Coral de Florianópolis e o Conjunto Orquestral Matizes Barrocos. Foi membro da Academia Catarinense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Academia Catarinense de Filosofia e membro do Instituto Histórico da Ilha Terceira, de Portugal. Foi pesquisador do Folclore Catarinense de Raízes Açorianas e recebeu a Comenda Infante Dom Henrique, outorgado pelo governo português, por seus estudos sobre música de origem Açoriana.
  • Professor Aníbal Nunes Pires (1915-1978), escritor, poeta, produtor de teatro e cinema, influenciou o pensar de várias gerações de intelectuais do Estado de SC. Humanista por excelência, fez do magistério um misto de profissão e vocação. Além disso, com sua experiência e cultura, ele agregou um grupo de intelectuais rebeldes e pouco disciplinados, o Grupo Sul, que trouxe novos padrões estéticos e literários para SC na década de 1940.
Ambos tinham ancestrais nas Ilhas dos Açores, mas amavam mesmo era a Ilha de Santa Catarina, descrevendo o espaço insular e os personagens ilhéus com singular criatividade e poesia.

A interpretação é de Neide Maria Rosa (1936-1994), considerada a melhor cantora que a cidade já teve. Mariarrosa, como era chamada, foi "amadrinhada" pela grande diva da música brasileira, Elizeth Cardoso, que a convenceu a ir com ela para o Rio de Janeiro (meados da década de 1960) e lá participar de vários shows, festivais, programas de rádio e televisão. Com a carreira em ascensão, no entanto, Mariarrosa decidiu repentinamente voltar a Florianópolis, onde tentou atuar como empresária, gerindo diversos negócios. Continuou cantando até seu falecimento em 1994.




4 comentários:

  1. Bela música!
    Maravilhosa interpretação da cantora Rosa Maria 👏👏👏👏👏🎤

    ResponderExcluir
  2. Uma linda canção. E mais bela ainda na voz da saudosa Neide Mariarosa

    ResponderExcluir
  3. Belíssima Canção, na voz de Neide Maria Rosa. Devemos compartilhar conteúdos de nossa gente. @artenailhadamagia #artenailhadamagia . Página, Grupo, Comunidade nas Redes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é Josué Irineu da Silva josueviolao . Criamos as redes citadas e a localização de mesmo nome.

      Excluir